teste

Formação artístico-cultural (alunos):

120h/a de cursos livres de introdução a práticas criativas para alunos por ano, voltadas à Fotografia Básica, Artes cênicas, Audiovisual, Escrita Criativa, favorecendo a compreensão do setor cultural e de suas práticas para levantar discussões sobre cidadania e sustentabilidade (6 oficinas de 20h/a por escola), além de 6 palestras temáticas por linguagem cultural, com duração de 2h/a (total de 12h/a);

* Produtos resultantes da ação: Mostra de cenas curtas, Exposição e Mostra audiovisual realizada pelos alunos.

  Formação socioambiental (alunos):

192h/a de oficinas (16 oficinas de 12h/a) sobre eficiência energética, sustentabilidade e meio ambiente e consumo consciente. Outras 6 palestras temáticas (6 palestras de 2h) serão realizadas junto aos alunos, com foco na eficiência energética.

* Produtos resultantes da ação: cultivo de horta na escola; realização de concurso sobre consumo consciente (diagnóstico sobre a redução de consumo energético na escola e na comunidade).

  Formação nos eixos de Cultura e Arte; Sustentabilidade; e Inovação   (educadores):

Os educadores poderão ter acesso a conteúdos que interferem diretamente no modo de transmissão de conhecimentos aos alunos e na interlocução da cultura, da inovação e da sustentabilidade com as disciplinas e conteúdos educativos ministrados na escola.

Assim, serão ofertadas:

80 h/a para cada eixo peda-gógico, tendo em vista o alinhamento conceitual em Cultura e Arte, Sustentabilidade e Inovação.

* Produtos resultantes da ação: Cadastro da escola e de professores multiplicadores; Entrega dos kits de materiais educativos, que passam a integrar o acervo da escola; Desenvolvimento dos planos de ação para Estação Criativa.

Formação metodológica (educadores): 

12h/a de formação para educadores para cada escola (4 módulos de 3h/a), destinadas ao fortalecimento do papel dos professores na composição de um ambiente criativo, através da oferta de conteúdos que abordam práticas pedagógicas para uso de novas tecnologias de ensino;

12 h/a de formação (3 módulos de 4h/a) para discutir o uso eficiente de energia, metodologia e materiais educativos do programa Procel, monitoramento e avaliação de atividades.

Ciclo de Seminários sobre metodologias inovadoras de ensino e Sustentabilidade – 3 seminários anuais de 4h/a abordando o uso da tecnologia, dos espaços criativos para a gestão pedagógica e a Sustentabilidade na escola.

Curso de formação de gestores de conta de 8h/a para 2 gestores de conta de cada escola.

Essas ações visam apresentar aos educadores a importância de desenvolver junto aos seus alunos experiências de aprendizagem para a formação cidadã e melhoria da qualidade de vida, desenvolvendo competências que se reflitam em seu cotidiano e na adoção de novos valores e atitudes em relação à cultura, meio ambiente, sociabilidades e outros temas.

Instalação de sistema de energia solar (placas fotovoltaicas): Execução de projeto de eficiência energética, para geração de energia solar na escola e consequente redução do consumo energético;

Troca de lâmpadas para uso eficiente da energia;

Produção de material didático: kits e desenvolvimento de conteúdos pedagógicos e ações educacionais voltados à sustentabilidade, para uso nas etapas de capacitação e pesquisa;

Sistema de monitoramento e avaliação das atividades – Plataforma de acompanhamento das ações.

assertiva. O ambiente é montado de modo a potencializar o acesso a conteúdos obrigatórios contemplados na Base Nacional Comum Curricular e no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, bem como disponibilizar material didático complementar com abordagens que vão desde a Sustentabilidade até outras abordagens voltadas à formação cidadã. As escolas contam, ainda, com a adequação do auditório para a realização das atividades de fruição cultural e a ambientação de um espaço de convivência.

Esses eixos configuram a base metodológica do projeto, estimulando a conexão das crianças e jovens com temas voltados às disciplinas do currículo escolar, desenvolvimento sustentável, novas tecnologias, e inovação a partir de mostras artísticas, pesquisa, informação, produção de ideias, formação e interatividade. É dessa forma que o projeto “Escolas Criativas” busca contribuir para ampliar o acesso à cultura, à formação e a uma educação integral que tenha no exercício cidadão, no respeito, na ética, na cooperação e na solidariedade suas bases fundamentais.

Endereço
Quitanda CE: Avenida Historiador Raimundo Girão, 366
Praia de Iracema - Fortaleza - CE - CEP: 60060-570

Quitanda RJ: Avenida Rio Branco,115 - 19º e 20º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-004
© Copyright 2019 Escolas Criativas. Todos os direitos reservados.. Desnvolvido por :: Tech Differ

Faça login na sua conta

Inscrever-se no formulário abaixo.

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.