Realidade Virtual: Uma Experiência Real em Sala de Aula

A seguir, uma série de conteúdos que vão surpreender e encantar você e sua turma. Um conjunto de aplicativos e plataformas virtuais que conduzem você para pesquisas emocionantes e vivências cheias de descobertas. São conhecimentos importantes para sua formação integral, que dificilmente estarão nos livros didáticos e que farão total diferença para seu desenvolvimento pessoal, intelectual e enquanto cidadão.

A partir de temáticas fundamentais na vida de todos nós, este repertório vem apresentado através da experiência da realidade virtual, uma novidade que vem colaborando cada vez mais no processo de ensino-aprendizagem. Por meio da realidade virtual, são induzidos efeitos visuais, sonoros e até táteis, permitindo que a pessoa fique imersa em um ambiente simulado, com ou sem interação direta do usuário.

A sala de aula ou o livro didático não são mais os limites para o aprendizado, já que a realidade virtual permite que os alunos interajam com cenários tridimensionais que complementam os conteúdos propostos nas aulas. Ao estudar sobre grandes construções, por exemplo, é possível “se deslocar” para a Muralha da China e conhecer as características de uma das maravilhas do planeta.

A realidade virtual é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional. O objetivo é o de recriar ao máximo a sensação de realidade. Geralmente, a ideia de realidade virtual está mais conectada à visão, mas ela pode contemplar todos os nossos sentidos (além da visão, paladar, tato, olfato e audição) em um ambiente virtual. Ela pode ser explorar de várias formas. Os óculos de realidade virtual (VR) funcionam de uma maneira simples: basta baixar, pelo celular, as fotos ou os vídeos em 360º graus (que são imagens tiradas em sequência e agrupadas), permitindo a visão virtual. Depois, é só colocar o aparelho dentro dos óculos e vivenciar esse momento.

Simulações de realidade virtual auxiliam os estudantes a aprender habilidades práticas. Um dos maiores benefícios é que os estudantes podem aprender a partir de cenários realistas, emergindo em novas culturas, sem sair da sala de aula. O contato com diferentes culturas, por exemplo, são competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que podem ser promovidas também com o apoio da realidade virtual, que permite essa ponte.

A inserção de recursos tecnológicos na educação não é algo novo. Porém, o que muda na sociedade atual é a forma como esses meios participam do processo de ensino-aprendizagem. Tempos atrás, o contato dos estudantes com a tecnologia era restrito ao laboratório ou sala de computação, local onde o aluno aprendia conceitos básicos de informática.

Mas hoje a realidade é outra em boa parte das escolas brasileiras. Softwares, aplicativos móveis, games e acesso à internet são recursos que fazem parte do plano de ensino das escolas, e a realidade virtual vem para reforçar esse time, apresentando os conteúdos de uma forma bem diferente. É importante proporcionar experiências realísticas para que os alunos melhorem a fixação dos conteúdos apresentados em sala de aula. E a realidade virtual na educação segue muito bem esse ideal, pois por meio dela é possível ter acesso a um aprendizado imersivo e interativo, unindo teoria e prática de uma maneira bastante enriquecedora.

É importante ressaltar que os educadores assumem um papel fundamental no uso desse recurso em sala de aula, pois eles são os responsáveis por definir e conduzir as experiências que a turma terá neste meio. Nesse sentido, a formação dos educadores é essencial para acompanhar essa inovação. As políticas educacionais precisam ser repensadas e com elas o processo educacional, permitindo que criatividade e inventividade invadam as salas de aula. Com a inclusão de ferramentas digitais, a escola precisa entender a prática docente como uma atividade transformadora e reconhecer o educador como um mediador do conhecimento.

Por outro lado, é preciso que os próprios educadores renovem suas práticas pedagógicas. Ele deve afinar o olhar e perceber essa revolução, estimulando múltiplas redes de aprendizagem, permitindo uma gama de associações e de significações entre a escola, a realidade virtual e a comunidade do entorno. Assim, o educador deixa de ser o detentor do saber e torna-se um colaborador da aprendizagem, reconhecendo nos aplicativos e plataformas virtuais – e na própria cidade – a capacidade de promover conhecimento.

Portanto, aproveite este repertório de atividades e faça da realidade virtual uma experiência real. Amplie os horizontes no processo de aprendizado e perceba como pode ser divertido aprender, como pode ser ampla e diversa a gama de conhecimentos que você pode aprender na escola.

Bom trabalho!

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