Programa Escolas Criativas Seleciona Metodologias Autorais

Concurso para educadores promove a prática de criação autoral de metodologias para educadores da rede municipal de Jijoca de Jericoacoara (CE) e seleciona 12 experiências criativas em sustentabilidade.

O programa Escolas Criativas divulga as metodologias vencedoras do concurso “Produção de Conhecimento: Experiências Criativas”. A iniciativa selecionou as 12 metodologias de ensino mais inovadoras desenvolvidas por professores da cidade de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará. Além de prêmio em dinheiro, o Escolas Criativas vai possibilitar a aplicação das metodologias. Os(as) professores(as) selecionados(as) receberão uma proposta para prestação de serviços no programa Escolas Criativas. Confira a lista de aprovados.

Ajudar a criar um ambiente escolar inovador e estimulante com uso de tecnologias digitais é uma das missões do Escolas Criativas. Desde 2018, o programa atua em diferentes frentes – como Cultura, Educação e Sustentabilidade – ofertando em escolas municipais em Niterói (RJ) e Jijoca de Jericoacoara (CE) um conjunto de ações, produtos, suportes e processos pedagógicos. Com as mudanças advindas no contexto de uma pandemia mundial, o Escolas Criativas se propõe a refletir acerca do processo de educação e suas metodologias em tempos de isolamento social.

Em busca de soluções direcionadas ao setor da educação pública brasileira, de 12 de maio a 25 de junho o projeto promoveu o Ciclo de Atividades Escolas Criativas Durante o Isolamento Social, uma programação rica e diversificada será ofertada de forma online a estudantes e educadores de escolas públicas de todo o Brasil. Abordando inovação, educação digital, sustentabilidade, fotografia e redação, o ciclo de atividades propõe dois cursos e três concursos. Toda a programação é gratuita.

Realizado pela Enel Brasil, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através de suas leis de incentivo à cultura, e pela produtora Quitanda Soluções Criativas, o Escolas Criativas conta com o patrocínio da ANEEL, através do seu programa de Eficiência Energética. A iniciativa é uma correalização da Prefeitura Municipal de Niterói, da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e do Instituto BR Arte. A responsável pela produção executiva é a Cinco Elementos Produções.

Concurso e estímulo à autoralidade:

Para estimular a criação de metodologias que atendam às necessidades de formação que surgem a partir do contexto de isolamento, o programa realizou o Concurso Produção de Conhecimento: Experiências Criativas. Com inscrições entre 15 de maio e 19 de junho, no site do programa, o concurso recebeu propostas autorais de metodologias de trabalho que pautem a sustentabilidade e ecoeficiência, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular. Com 12 premiações de R$500, o concurso, em sua primeira edição, foi destinado a educadores da rede municipal de educação de Jijoca de Jericoacoara. O(A)s autora(e)s das metodologias selecionadas, além do prêmio em dinheiro, receberão uma proposta para prestação de serviços no programa Escolas Criativas, para que possam colocar em prática suas experiências desenvolvidas para o concurso.

Confira o resultado (em ordem alfabética):

1 Adriana Nivia Girão Lima Sustentabilidade: do Lixo ao Luxo – Experiências Educativas Através da Reciclagem
2 Adriano José de Sousa Sentindo Na Pele e No Bolso Os Valores das Ações Humanas
3 Francisco Valmiller Lima de Oliveira Utilização de Metodologias Ativas Para Despertar a Conscientização Quanto à Eficiência Energética
4 Inácio Araújo Martins Seminário: Lixo e Responsabilidade Socioambiental
5 Lucivânia de Cássia Fernandes da Silva As Histórias das Coisas
6 Maria Aline Pereira de Albuquerque Vou De Bike – Mobilidade Sustentável
7 Maria Rosiane de Sousa Andrade Média Aritmética no Consumo Consciente de Energia Elétrica
8 Mateus Marques Ricardo Eficiência Energética e Sustentabilidade: Uma Jornada de Descobertas e Transformação
9 Milena Maysa de Brito Correa Sá Energia: Poder Que Move a Vida
10 Neuma Lidiane Florindo É Hora De Economizar, Cuidar e Participar – Alunos Em Ação
11 Osmalene Mayara de Souza Energia: É Hora de Economizar e Assim o Nosso Meio Ambiente Salvar
12 Tereza Maria Silveiras Luz, Redução e Ação: Uma Experiência de Muito Aprendizado!

Critérios de Seleção:

A) Autoria e Originalidade:
Metodologia de criação própria da(o) educador(a) proponente, com elementos que demonstrem pesquisa autoral e inventividade.

B) Promoção do Conhecimento:
Estímulo à transmissão de saberes associados à sustentabilidade, à eficiência energética e a consumo consciente.

C) Adequação ao Formato BNCC:
Experiência pedagógica composta a partir da estrutura da BNCC, considerando todos os seus elementos.

D) Compatibilidade com as Diretrizes do Programa:
Metodologia que se relacione, de algum modo, com uma ou mais diretrizes do ESCOLAS CRIATIVAS: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável; Educação para a Cidadania Global; Procel.

E) Interdisciplinaridade:
Metodologia apresenta possibilidades de aplicação transversal de conteúdos escolares, envolvendo duas ou mais disciplinas e educadores de áreas diferentes.

Outras atividades:

No início de julho, o programa Escolas Criativas divulgou o resultado de outro concurso voltado para rede municipal de educação de Jijoca de Jericoacoara, o Concurso de Fotografia “Nossa Casa: Um Mundo Nosso”, que traz registros da experiência vivida durante o isolamento social por crianças estudantes do 5º ao 9º anos das escolas do município. 30 fotografias foram selecionadas, confira aqui o resultado: escolascriativas.com/confira-resultado-do-concurso-de-fotografia-nossa-casa-um-mundo-nosso.

Durante a quarentena, o programa ainda promoveu o curso online de Tecnologias Digitais e Internet na Educação: Ferramentas para Prática Pedagógica, oferecendo a educadores acesso a conteúdos e ferramentas das tecnologias digitais para processar os novos formatos de sala de aula mediados pela internet. Composto por 12 módulos, com especialistas de várias regiões do Brasil, a formação abordou desde softwares para comunicação virtual até design e mídias sociais relacionada à educação. A formação aconteceu entre 12 de maio a 25 de junho de 2020. Veja a programação aqui: escolascriativas.com/1-curso-tecnologias-digitais-e-internet-na-educacao-ferramentas-para-pratica-pedagogica

Sobre o programa

Investir na melhoria da qualidade da educação, contribuindo para a criação de um ambiente escolar mais inovador e estimulante para professores e estudantes é um dos elementos centrais do programa Escolas Criativas, que atua em diferentes frentes que se complementam, ofertando para escolas e redes de ensino um conjunto de produtos, ações, suportes e processos pedagógicos.

Com o objetivo de contribuir para um ensino mais inovador e assertivo, o Escolas Criativas realiza ações que visam promover benefícios: em dimensões materiais, com a melhoria da infraestrutura escolar (criação de novos ambientes de pesquisa e sociabilidades); dimensões simbólicas, com a produção e difusão de conteúdos para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos que colocam em pauta valores, identidades e práticas culturais (programação artística e desenvolvimento e implementação de metodologia própria); dimensões da sustentabilidade e inovação, com a instalação de sistemas fotovoltaicos de geração de energia e ações diretas para promoção de eficiência econômica e ambiental; dimensão pedagógica, com a efetiva inserção de equipamentos tecnológicos no contexto pedagógico das escolas e a formação continuada para professores, gestores escolares, alunos e comunidade.

Saiba mais em: escolascriativas.com e youtube.com/escolascriativas

Contatos para entrevista
(85)3235-4063
Paulo Feitosa – Diretor do programa Escolas Criativas
Mardonio Barros – Diretor do programa Escolas Criativas
Patricia Varella – Enel Brasil

 

13 de julho de 2020
Endereço
Quitanda CE: Avenida Historiador Raimundo Girão, 366
Praia de Iracema - Fortaleza - CE - CEP: 60060-570

Quitanda RJ: Avenida Rio Branco,115 - 19º e 20º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-004
© Copyright 2019 Escolas Criativas. Todos os direitos reservados.. Desnvolvido por :: Tech Differ

Faça login na sua conta

Inscrever-se no formulário abaixo.

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.