Escolas públicas de seis cidades fluminenses recebem ações do Escolas Criativas

De setembro a dezembro de 2022, seis cidades fluminenses receberão ações da terceira edição do Escolas Criativas. Areal, Cantagalo, Duas Barras e Petrópolis serão contempladas pela primeira vez com o programa, que já atende outros municípios do Estado, como a capital e Niterói. O Escolas Criativas conta com patrocínio da Enel Distribuição Rio e incentivo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

O Escolas Criativas é um programa que acontece desde 2020 e implementa ações de difusão, formação, inovação e pesquisa dentro das escolas, além de promover ações culturais no ambiente escolar e formação audiovisual para professores e alunos. O programa também prevê a requalificação de instalações físicas das escolas contempladas.

Serão implementados núcleos de audiovisual e fotografia, E.labs, que serão locais de referência para a produção de conteúdos tanto para estudantes como para professores, que contarão com acompanhamento de equipe pedagógica por 12 meses. 

Em anos anteriores, 35 colégios da cidade-sorriso foram atendidos pela iniciativa, que busca promover uma maior ação cultural dentro do ambiente escolar, a partir da implementação de ações que contribuem com o currículo escolar e com a requalificação de alguns espaços. Em 2020 e 2021, cerca de 150 ações foram realizadas, como concertos didáticos, apresentações de Teatro e Dança, exibições de cinema e círculo de debates. Sete mil alunos foram impactados e mais de 400 professores receberam capacitação audiovisual e de curadoria.

“Deixamos um legado de infraestrutura nas escolas, e desenvolvemos ambientes educacionais mais permeáveis a processos culturais e criativos”, destaca Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas. “Após duas edições, vamos atender um número ainda maior de estudantes e municípios, como Petrópolis, que foi gravemente atingida por uma tragédia recentemente e precisa de todo apoio”.

A terceira edição do Escolas Criativas terá cursos de Audiovisual e Curadoria para educadores, bem como aulas de Fotografia e Audiovisual para estudantes de todas as cinco cidades fluminenses atendidas pelo programa. Foram organizadas mostras de cinema, com duas exibições em cada uma das 10 escolas selecionadas da cidade de Cantagalo e nos 13 colégios em Areal,  quatro exibições em cada uma das 80 escolas selecionadas de Niterói, quatro exibições na escola E.M Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, duas exibições em cada uma das 10 escolas selecionadas de Petrópolis, e duas exibições em cada uma das sete escolas escolhidas de Duas Barras.

Foto: AF Rodrigues

Endereço
Quitanda CE: Avenida Historiador Raimundo Girão, 366
Praia de Iracema - Fortaleza - CE - CEP: 60060-570

Quitanda RJ: Avenida Rio Branco,115 - 19º e 20º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-004
© Copyright 2019 Escolas Criativas. Todos os direitos reservados.. Desnvolvido por :: Tech Differ

Faça login na sua conta

Inscrever-se no formulário abaixo.

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.