Escolas Criativas promove Curso Básico de Audiovisual

A partir de 16 de novembro, o Escolas Criativas recebe o fotógrafo, diretor e produtor de cinema, Taygoara Martins, para um percurso formativo em Audiovisual. O curso, que vai até o dia 02 de dezembro, tem enfoque no aprendizado teórico-prático das etapas de produção audiovisual. A formação contempla aspectos de linguagem, história do cinema e etapas de concepção, produção e finalização de uma peça audiovisual. A formação, com carga horária de 15h, é gratuita, aberta ao público geral, e será transmitida ao vivo pelo canal do Escolas Criativas youtube.com/escolascriativas  sempre às 16h.

As inscrições vão de 04 a 16 de novembro e podem ser feitas acessando a aba cursos. Para obter o certificado é necessário ter pelo menos 75% de presença entre as 8 lives realizadas. O link para a ficha de presença será disponibilizado durante a realização da aula e permanece assim até o fim do curso. Para registrar sua participação, basta assistir a live e preencher a respectiva ficha.

Clique aqui e inscreva-se

 

Sobre Taygoara Martins

Nascido na cidade de São Paulo, cursou faculdade de Geografia na Universidade Federal do Ceará e Técnico em Fotografia, no SENAC/SP.  É membro da Associação Brasileira De Fotógrafos (Abrafoto); foi Embaixador do Help Portrait nos países de língua portuguesa; publicou na National Geographic Brasil e ministrou aulas no SENAC/SP, Travessa da Imagem e Rastilho Cultural, em Fortaleza; além de compor o quadro de palestrantes do Festival Internacional de Fotografia – Paraty em Foco. Ranqueado por 03 vezes entre os 50 melhores do mundo em Fotografia Criativa, por Oneeyeland, possui trabalhos em mais de 20 países. Em sua cartela de clientes, figuram Cirque du Soleil, Lucasfilm, ONU, Ducati, Enel, Governo do Estado do Ceará, John John Rocks e muitos outros. Atua hoje como Diretor e Produtor de Cinema na Hal Filmes e está finalizando seu primeiro longa-metragem documental.

 

Confira a programação:

16/11: Apresentação Geral e Cultura Fílmica

Através de bate papo informal, faremos uma imersão no mundo do Cinema e da cultura pop, apresentando cenas e personagens que vão muito além de Hollywood e já compõem o imaginário coletivo, mostrando o quanto o cinema é presente na vida de cada um de nós.

Horário: 16h
Duração: 2h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

18/11: Arte Sequencial e História do Cinema (Disney, Chaplin, Melié, Lumiére, Spielberg)

A busca para conseguir imagens em movimento para contar histórias vem desde a antiguidade, fazendo com que muitos artistas e inventores ficassem noite e dia pensando em como isso seria possível. Você tem ideia de como e quando o primeiro filme foi produzido?

Horário: 16h
Duração: 2h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

20/11: Roteiro e Storytelling

O que é uma estória e como ela é contada?  Quem faz parte dessa estória, onde ela se passa e como ela se desenrola?  Nesta aula serão apresentados os passos para a construção de qualquer narrativa audiovisual, suas estruturas dramáticas e o poder de boas estórias como instrumento de vendas, muito utilizadas pelas empresas nos dias de hoje.

Horário: 16h
Duração: 2h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

23/11: Produção

Depois de criada uma estória, para se tornar um filme, ela precisa ser produzida. Isso implica em decupagens, pesquisas, orçamentos, formação de equipe, organização de cronogramas, autorizações, captação de verbas etc. São inúmeras as etapas e responsabilidades da produção e elas se dividem em diversas áreas. Teremos aqui um panorama geral da operação e planejamento de um filme.

Horário: 16h
Duração: 2h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

25/11: O Som

Não é à toa que esse mercado chama-se AUDIOvisual. Desde os tempos de cinema mudo, o som é quem dava o tom. Para uma experiência de cinema ser completa, muitos elementos são trabalhados e entre todos, o som é um dos de maior importância. Aqui serão apresentadas formas de captação, escolha de trilha sonora, efeitos e desenho de som, dublagem e outros aspectos que contribuem com a narrativa.

Horário: 16h
Duração: 2h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

27/11: Fotografia

A fotografia é a imagem, é a memória primária, é a luz fixada e imortalizada.  A inventividade dos métodos artesanais trouxe descobertas significativas em termos de linguagem; uma alta dose de estímulos visuais fará com que todos os   participantes mudem por completo, e de maneira irreversível, sua forma de olhar o mundo. Durante esse processo, algumas técnicas básicas serão desconstruídas, tornando mais fácil a forma de pensar a imagem.

Horário: 16h
Duração: 2h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

30/11: Direção de Arte

Além da boa iluminação, matéria prima básica da fotografia, o que faz com que uma imagem seja atraente? Como é definido um cenário e quais objetos fazem parte dele? Este módulo abordará elementos de psicologia da arte, composição, harmonia de cores e outros aspectos da percepção humana.

Horário: 16h
Duração: 2h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

02/12: Pós-Produção

Agora que passamos por todas essas etapas, depois de desligar a câmera, precisamos armazenar e organizar os arquivos ou negativos. Tudo o que filmamos é bom? Provavelmente, não.  Esse material precisa ser editado, o filme precisa ser montado. Falaremos um pouquinho das etapas que acontecem depois das gravações e como nossa estória ainda pode tomar outros rumos ou ser engrandecida com aplicação de efeitos especiais.

Horário: 16h
Duração: 1h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

Sobre o Programa Enel Escolas Criativas

Criado em 2018, o programa tem por objetivo ajudar a criar um ambiente escolar inovador e estimulante com uso de tecnologias digitais. O Programa Escolas Criativas atua por meio da oferta de produtos, suportes e processos pedagógicos, atuando em escolas municipais em Niterói (RJ) e Jijoca de Jericoacoara (CE). O Escolas Criativas atua junto a educadores, estudantes e comunidade em geral, fomentando o aprendizado sobre cultura, inovação, consumo consciente e buscando contribuir para transformações efetivas em seus hábitos culturais.

Escolas Criativas é uma realização de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Quitanda Soluções Criativas. O programa possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará, via lei de incentivo à cultura, agradece à Enel Brasil e possui patrocínio da Agência Nacional de Energia Elétrica, através do seu programa de Eficiência Energética. Correalização: Prefeitura Municipal de Niterói; Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Instituto BR Arte. Produção executiva: Cinco Elementos Produções.

4 de novembro de 2020
Endereço
Quitanda CE: Avenida Historiador Raimundo Girão, 366
Praia de Iracema - Fortaleza - CE - CEP: 60060-570

Quitanda RJ: Avenida Rio Branco,115 - 19º e 20º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-004
© Copyright 2019 Escolas Criativas. Todos os direitos reservados.. Desnvolvido por :: Tech Differ

Faça login na sua conta

Inscrever-se no formulário abaixo.

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.