Escolas Criativas promove curso Arte e Educação

Especialistas da cena cultural traçam panorama das artes e culturas do Estado

Nos dias 26, 28 e 30 de outubro, o Programa Escolas Criativas promove, com Apoio Institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o curso Arte e Educação. A iniciativa recebe três convidados: Francis Wilker, Raimundo Nogueira e Silvia Borges, para tratar da temática cultural, fazendo um panorama histórico das artes e culturas do Estado do Ceará e compartilhando suas experiências e contribuições pessoais. O curso é destinado a educadores, demais profissionais e população em geral interessada na temática cultural. A formação, com carga horária de 6hs, é gratuita e oferecida de forma online no canal youtube.com/escolascriativas. Os detalhes da programação e link para inscrição estarão disponíveis no site do Escolas Criativas, acessando a aba cursos.

 

Programação

26/10: Palco de Giz: mediação teatral.

Com quem: Francis Wilker – Artista da cena, diretor, pesquisador, curador e professor no curso de Teatro do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. É um dos fundadores do grupo brasiliense Teatro do Concreto. Doutor e Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Abordagem: Em foco, a experiência do projeto de extensão Palco de Giz, iniciativa vinculada ao curso de Teatro-licenciatura e ao Teatro Universitário da UFC que desenvolve ações no campo da mediação de espetáculos com estudantes de escolas públicas.
Horário: 
16h
Duração: 
1h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

28/10: A Caravana da leitura: promoção e incentivo à leitura

Com quem: Raimundo Moreira – Contador de Histórias, Ator, Diretor, formado em História pela UECE, mobilizador do Fórum Cearense de Teatro, coordenador do Festival Popular de Teatro e da Caravana da Leitura e do Autor Cearense, sócio do espaço de Artes Casa Absurda.
Abordagem: 
Caravana da Leitura como circulação do saber, do querer ler, contar e através da arte incentivar o hábito da leitura
Horário: 
16h
Duração: 
1h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

30/10: Provocações sobre a história da arte e educação
Com quem: Silvia Borges – 
Doutora em Artes Visuais, com ênfase em História e Crítica da Arte, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado estágio doutoral (Bolsa PDEE/ Capes) na Universidade do Porto. É Mestre e Bacharel em História pela UFRJ. Possui Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/ EBA/ UFRJ. Atou como professora do IUPERJ/ UCAM e como professora substituta na UFRJ e na UERJ. Atualmente é professora da Pós-Graduação em Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida e Editora da Niterói Livros/ Fundação de Arte de Niterói.
Abordagens: A História da arte pode ser compreendida por distintos enfoques. Suas análises podem incorporar valores estéticos, aspectos cronológicos, juízos de valor artístico, narrativas sobre obras ou sobre movimentos artísticos. Constitui-se como campo de conhecimento que toma a arte como centro das reflexões sobre um passado, quiçá, sobre o presente. Pensar as bases da História da arte pressupõe a inclusão do debate sobre os modos como definimos arte e como compreendemos os usos da arte nas sociedades e sua relação com a cultura.
Horário: 16h
Duração: 
1h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

Clique Aqui e faça sua inscrição.

 

Sobre o Programa Enel Escolas Criativas

Criado em 2018, o programa tem por objetivo ajudar a criar um ambiente escolar inovador e estimulante com uso de tecnologias digitais. O Programa Escolas Criativas atua por meio da oferta de produtos, suportes e processos pedagógicos, atuando em escolas municipais em Niterói (RJ) e Jijoca de Jericoacoara (CE). O Escolas Criativas atua junto a educadores, estudantes e comunidade em geral, fomentando o aprendizado sobre cultura, inovação, consumo consciente e buscando contribuir para transformações efetivas em seus hábitos culturais.

Escolas Criativas é uma realização de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Quitanda Soluções Criativas. O programa possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará, via lei de incentivo à cultura, agradece à Enel Brasil e possui patrocínio da Agência Nacional de Energia Elétrica, através do seu programa de Eficiência Energética. Correalização: Prefeitura Municipal de Niterói; Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Instituto BR Arte. Produção executiva: Cinco Elementos Produções.

Contato:

E-mail: [email protected]

Quitanda CE: Av. Historiador Raimundo Girão, 366. Praia de Iracema – Fortaleza/CE

Quitanda RJ: Av. Rio Branco,115 – 19º e 20º andar. Centro – Rio de Janeiro/RJ

 Mardonio Barros (Direção)
Fone: 85 9 8960-2949 / E-mail: [email protected]

Paulo Vitor (Direção)
Fone: 85 9 8857-8419 / E-mail: [email protected]

19 de outubro de 2020
Endereço
Quitanda CE: Avenida Historiador Raimundo Girão, 366
Praia de Iracema - Fortaleza - CE - CEP: 60060-570

Quitanda RJ: Avenida Rio Branco,115 - 19º e 20º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-004
© Copyright 2019 Escolas Criativas. Todos os direitos reservados.. Desnvolvido por :: Tech Differ

Faça login na sua conta

Inscrever-se no formulário abaixo.

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.