Curso de Arte e Educação

O que é: Curso Online com 03 convidados, um a cada dia, compartilhando suas visões sobre o panorama histórico das artes e culturas do Ceará e relatando suas experiências e contribuições pessoais.

Para quem: Educadores, produtores culturais, gestores, intelectuais e interessados em cultura de modo geral.

Carga Horária: 06h

Local: youtube.com/escolascriativas

Horário: 16h

Quando: 26, 28 e 30 de outubro.

Inscrições: De 19 a 28 de outubro. Para obtenção de certificado de participação do Curso de Arte e Educação o inscrito deverá ter presença em ao menos 75% do total das 3 LIVES. A ficha de presença será disponibilizada durante a realização de cada LIVE e ficará disponível para preenchimento e comprovação da frequência até o dia 30 de outubro no endereço https://www.youtube.com/escolascriativas. Para tanto, basta assistir a LIVE e preencher a respectiva ficha.

 

Programação

 

26/10: Palco de Giz: mediação teatral.

Com quem: Francis Wilker – Artista da cena, diretor, pesquisador, curador e professor no curso de Teatro do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. É um dos fundadores do grupo brasiliense Teatro do Concreto. Doutor e Mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Abordagem: Em foco, a experiência do projeto de extensão Palco de Giz, iniciativa vinculada ao curso de Teatro-licenciatura e ao Teatro Universitário da UFC que desenvolve ações no campo da mediação de espetáculos com estudantes de escolas públicas.
Horário:
16h
Duração:
1h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 


 

28/10: A Caravana da leitura: promoção e incentivo à leitura

Com quem: Raimundo Moreira – Contador de Histórias, Ator, Diretor, formado em História pela UECE, mobilizador do Fórum Cearense de Teatro, coordenador do Festival Popular de Teatro e da Caravana da Leitura e do Autor Cearense, sócio do espaço de Artes Casa Absurda.
Abordagem:
Caravana da Leitura como circulação do saber, do querer ler, contar e através da arte incentivar o hábito da leitura
Horário:
16h
Duração:
1h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 

 


 

30/10: Provocações sobre a história da arte e educação
Com quem: Silvia Borges –
Doutora em Artes Visuais, com ênfase em História e Crítica da Arte, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado estágio doutoral (Bolsa PDEE/ Capes) na Universidade do Porto. É Mestre e Bacharel em História pela UFRJ. Possui Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/ EBA/ UFRJ. Atou como professora do IUPERJ/ UCAM e como professora substituta na UFRJ e na UERJ. Atualmente é professora da Pós-Graduação em Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida e Editora da Niterói Livros/ Fundação de Arte de Niterói.
Abordagens: A História da arte pode ser compreendida por distintos enfoques. Suas análises podem incorporar valores estéticos, aspectos cronológicos, juízos de valor artístico, narrativas sobre obras ou sobre movimentos artísticos. Constitui-se como campo de conhecimento que toma a arte como centro das reflexões sobre um passado, quiçá, sobre o presente. Pensar as bases da História da arte pressupõe a inclusão do debate sobre os modos como definimos arte e como compreendemos os usos da arte nas sociedades e sua relação com a cultura.
Horário: 16h
Duração:
1h
Local: youtube.com/escolascriativas

1 de novembro de 2020
Endereço
Quitanda CE: Avenida Historiador Raimundo Girão, 366
Praia de Iracema - Fortaleza - CE - CEP: 60060-570

Quitanda RJ: Avenida Rio Branco,115 - 19º e 20º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-004
© Copyright 2019 Escolas Criativas. Todos os direitos reservados.. Desnvolvido por :: Tech Differ

Faça login na sua conta

Inscrever-se no formulário abaixo.

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.