Curso Cultura e Desenvolvimento – Relatos de Experiências e Formação

O que é: Curso com carga horária de 15h, contendo relatos de experiências de profissionais que realizam projetos culturais no Ceará e formação para elaboração e captação de projetos culturais.

Para quem: Educadores, produtores culturais, gestores, intelectuais e interessados em cultura de modo geral.

Carga Horária: 15h

Local: youtube.com/escolascriativas

Horário: 19h

Quando: De 19 a 28 de outubro.

Inscrições: De 12 a 28 de outubro. Para obtenção de certificado de participação do Curso Cultura e Desenvolvimento – Relatos de Experiências e Formação o inscrito deverá ter presença em ao menos 75% do total das 8 LIVES. A ficha de presença será disponibilizada durante a realização de cada LIVE e ficará disponível para preenchimento e comprovação da frequência até o dia 27 de outubro no endereço https://www.youtube.com/escolascriativas. Para tanto, basta assistir a LIVE e preencher a respectiva ficha.

Clique Aqui e faça sua inscrição.

 

Programação – Em Construção.

Relatos de Experiências

 

19/10: Design Aplicado ao Território: A retomada criativa da Praia de Iracema

Com quem: Davi Gomes – Publicitário, Mestre em Design Estratégico pela ELISAVA / Barcelona. Professor de inovação e design na Unifor, UNI7 e Opa!. Diretor Presidente do Instituto Iracema.
Horário:
19h
Duração:
1h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 

 


 

20/10: Festivais Culturais na construção de territórios criativos

Com quem: Paulo Vitor – Empreendedor Social, Produtor e Gestor Cultural. Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, especialista em gestão cultural, mestrando em Ciências da Cultura e Comunicação pela Universidade Trás-os- Montes e Alto Douro – Portugal. Fundador e Diretor da empresa Quitanda Soluções Criativas.
Horário:
19h
Duração:
1h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 


 

21/10: A cultura como fator de desenvolvimento de Guaramiranga/CE
Com quem: Nilde Ferreira –
Especialista em Gestão Pública Municipal; especialista em Gestão e Políticas Culturais; gestora cultural com experiências nos setores Público e Terceiro Setor e arte/educadora. Atua nas áreas de planejamento e gestão da cultura.
Abordagens: Cultura e desenvolvimento local e territorial a partir da Cultura; arte e cultura na base da educação complementar; educação via arte para o desenvolvimento de potenciais.
Horário: 19h
Duração:
1h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 


 

22/10: A cena cultural e a economia criativa
Com quem: Tauí Castro e Capucho
Tauí Castro –
Produtor musical e músico, fundador e diretor da Koisa & Tao Produções, é criador e curador do Circuito Chora Iracema.
Capucho –
Produtor musical, empresário/produtor de diversos músicos brasileiros buscando sempre a difusão da música brasileira e desde 2009 realiza anualmente o Festival Choro Jazz de Jericoacoara/ Fortaleza, já considerado como um dos principais eventos musicais do país.
Horário:
19h
Duração:
1h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 


 

23/10: A inovação e criatividade como matéria do desenvolvimento
Com quem: Daniel Gularte e Igor Juaçaba
Daniel Gularte – Arquiteto, especialista em design e mestre em computação para jogos digitais. É pesquisador acadêmico e curador do Museu Bojogá de jogos eletrônicos no Ceará, que trabalha com a preservação da linguagem cultural dos games pelo retrogaming.
Igor Juaçaba – Sócio fundador da elephant,. Arquiteto, futurista apaixonado pelo futuro do trabalho, também é co-fundador de aceleradoras de startups, hubs de inovação, o do maior festival de inovação eco-social da América Latina, Winds for Future.
Horário: 19h
Duração: 1h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 


 

24/10: Emergência da periferia como espaço potente da criação e inovação.
Com quem: Talles Azigon e Keyliane Cristian
Talles Azigon – Poeta, Mediador de Leituras e Editor. Um dos criadores da Editora Substância, e o criador da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária, possui alguns livros publicados, entre eles o Projeto Saral
Keyliane Cristian –Atuante no mercado musical há 13 anos, é musicista, cantora, compositora, produtora cultural e gestora no Instituto Fábrica de Som. Hoje como gestora transita em vários nichos de produção cultural que dialogam com desenvolvimento social e educação integral na periferia, trazendo de vários lugares do estado do Ceará inspirações e trocas em rede junto a outros projetos de educação social.
Horário: 19h
Duração: 1h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 

Formação – Aspectos da Produção Cultural

 

26/10: Elaboração do projeto e captação de recursos
Com quem: Mardonio Barros – Mobilizador de recursos para projetos culturais, com experiência em gestão de políticas públicas para a cultura. Coordenador Geral do Sistema Nacional de Cultura (2015/16), atua em projetos de intercâmbio, circulação, pesquisa, formação e difusão cultural, nacional e internacionalmente, com ênfase para a articulação entre poder público, iniciativa privada e 3º setor.
Horário:
19h
Duração:
3h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 


 

27/10: Aspectos legais e contábeis da produção cultural
Com quem: André Brayner – Mestre em Direito Constitucional. Advogado e Professor. Possui atuação científico-jurídica preponderante nos campos relacionado ao Direito Internacional, Direitos Culturais e Terceiro Setor. Consultor jurídico do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Brasil África, Instituto Iracema, dentre outros.
Abordagens: Direitos Culturais e Produção Cultural; Direitos e Obrigações do exercício profissional de produtor cultural; Tributação e formas societárias comuns à prática da produção cultural; O exercício da profissão: Diálogos entre o Direito do Trabalho e o Direito Empresarial; Lei dos Artistas e de técnico em Espetáculos de Diversões – mitos e verdades; Intercâmbio Cultural e Contratação do artista estrangeiro; Compliance processual: aspectos comuns na aplicação de recursos públicos.
Horário:
19h
Duração:
3h
Local: youtube.com/escolascriativas

 


 

28/10: Comunicação de projetos e ações culturais
Com quem: Calebe Rodrigues – Cearense, criativo e curioso. Jornalista e pesquisador em busca de uma comunicação mais humana. Estuda juventude, mídia e práticas socioculturais.
Horário:
19h
Duração:
1h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 

 

Inscrição Curso Cultura e Desenvolvimento – Relatos de Experiências e Formação

//

Escolaridade

Informações Profissionais

19 de outubro de 2020
Endereço
Quitanda CE: Avenida Historiador Raimundo Girão, 366
Praia de Iracema - Fortaleza - CE - CEP: 60060-570

Quitanda RJ: Avenida Rio Branco,115 - 19º e 20º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-004
© Copyright 2019 Escolas Criativas. Todos os direitos reservados.. Desnvolvido por :: Tech Differ

Faça login na sua conta

Inscrever-se no formulário abaixo.

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.