Com foco na sustentabilidade, educação, cultura e inovação, o programa escolas criativas realiza uma série de atividades ao longo do segundo semestre de 2020

Destinadas a estudantes, educadores, intelectuais e ao público de maneira geral, as atividades reúnem grandes especialistas de inúmeras regiões do país.

O segundo semestre no programa Escolas Criativas segue movimentando as discussões acerca da inovação tecnológica a favor de novas metodologias de ensino e fortalecendo o ambiente escolar como espaço central na articulação com a comunidade. Com curso de formação online, cursos livres, mostras de cinema, seminários e concursos, pretende-se, no segundo semestre de 2020, promover ambientes que ajudem na melhoria da educação pública brasileira.

Desde de 2018, com ações no município de Niterói, no Rio de Janeiro, o programa iniciou suas atividades no estado no Ceará no município de Jijoca de Jericoacoara. Ao longo do ano de 2020, o Escolas Criativas realizam iniciativas socioeducativas em 9 escolas que integram a rede pública de ensino no município cearense.

No entanto, diante da pandemia COVID 19 e com as consequentes medidas sanitárias instaladas – isolamento social, fechamento de cidades e paralisação de atividades –, foi necessário repensar o modo de realização da programação, o que exponencialmente possibilita a democratização do acesso do público à programação. Possibilitando, assim, a integração com educadores das mais variadas regiões do país.

Desse modo, até o final do mês de outubro, serão oferecidas gratuitamente uma série de atividades online. Compõe a programação o Ciclo de Formação Online – Educação Conectada, com especialistas de várias regiões brasileiras, concurso Produção de Conhecimento: Experiências Criativas, para professores do ensino fundamental das escolas públicas do Ceará e do Rio de Janeiro, curso e concurso de fotografia para alunos do ensino fundamental dos Estados do Ceará e Rio de Janeiro, seminário Metodologias inovadoras de ensino e sustentabilidade, mostra de audiovisual Sustentabilidade na Tela, curso de Escrita Criativa para professores, Curso Livre de Audiovisual, dentre outras ações.

Com inscrições a partir da próxima semana, a primeira atividade é o Ciclo de Formação Online Educação Conectada, que traz grandes especialistas para 28 horas de conteúdo gratuito, ao vivo e online. Em breve o edital para participação do ciclo será publicado no site www.escolascriativas.com.

Sobre o programa

Investir na melhoria da qualidade da educação, contribuindo para a criação de um ambiente escolar mais inovador e estimulante para professores e estudantes é um dos elementos centrais do programa Escolas Criativas, que atua em diferentes frentes que se complementam, ofertando para escolas e redes de ensino um conjunto de produtos, ações, suportes e processos pedagógicos.

Com o objetivo de contribuir para um ensino mais inovador e assertivo, o Escolas Criativas realiza ações que visam promover benefícios: em dimensões materiais, com a melhoria da infraestrutura escolar (criação de novos ambientes de pesquisa e sociabilidades); dimensões simbólicas, com a produção e difusão de conteúdos para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos que colocam em pauta valores, identidades e práticas culturais (programação artística e desenvolvimento e implementação de metodologia própria); dimensões da sustentabilidade e inovação, com a instalação de sistemas fotovoltaicos de geração de energia e ações diretas para promoção de eficiência econômica e ambiental; dimensão pedagógica, com a efetiva inserção de equipamentos tecnológicos no contexto pedagógico das escolas e a formação continuada para professores, gestores escolares, alunos e comunidade.

O programa Escolas Criativas é uma realização de Enel Brasil e Quitanda Soluções Criativas, com o patrocínio da ANEEL, através do seu programa de Eficiência Energética. Com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da lei de incentivo à cultura, a iniciativa é uma correalização da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Instituto Br arte. A responsável pela produção executiva é a Cinco Elementos Produções.

Saiba mais em: escolascriativas.com e youtube.com/escolascriativas

30 de julho de 2020
Endereço
Quitanda CE: Avenida Historiador Raimundo Girão, 366
Praia de Iracema - Fortaleza - CE - CEP: 60060-570

Quitanda RJ: Avenida Rio Branco,115 - 19º e 20º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-004
© Copyright 2019 Escolas Criativas. Todos os direitos reservados.. Desnvolvido por :: Tech Differ

Faça login na sua conta

Inscrever-se no formulário abaixo.

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.