Ciclo de Formação Online – Educação Conectada

O que é: O Ciclo de Formação Online é uma maneira que o programa Escolas Criativas vem desenvolvendo durante a pandemia para gerar e partilhar conteúdos sobre a educação e sua interface para a cultura, a inovação, as tecnologias e a sustentabilidade. Em formato de lives, esses encontros conectam educadores e especialistas nas diversas áreas correlacionadas a temáticas estruturantes para o desenvolvimento da educação do futuro, já em prática no presente. O curso é gratuito.

Para quem: Especialmente voltado para educadores. Entretanto, visto que se trata de uma iniciativa que gera conteúdos relevantes para diversas áreas das Ciências Humanas, é também recomendado para estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam nesse setor.

Carga Horária: 20 lives, cada uma com duração de 2 horas

Local: youtube.com/escolascriativas

Horário: terças e quintas-feiras, das 16h às 18h

Quando: entre 11 de agosto e 15 de outubro.

Inscrições: de 04 de agosto a 14 de outubro. Para obtenção de certificado, do curso de extensão Ciclo de Formação Online – Educação Conectada, vinculado ao Programa de Extensão Centro de Gestão para Resultados (CGPR) da UFC, o inscrito deverá ter presença em ao menos 75% do total das 20 lives que compõem a programação. A ficha de presença será disponibilizada durante a realização de cada LIVE e ficará disponível para preenchimento e comprovação da frequência até o dia 14 de outubro no endereço https://www.youtube.com/escolascriativas. Para tanto, basta assistir a LIVE e preencher a respectiva ficha.

Clique Aqui e faça sua inscrição.

Programação

 

11/08 (terça):  Cultura e Cidadania como interfaces para a Educação na promoção do bem viver e do conhecimento

Abordagens: rede de escolas como malha cultural; diversidade,  alteridade e afirmação; a escola como lugar de encontro e polo gerador e difusor: uma multiplicidade de saberes, ofícios e pessoas que imbricados representam a diversidade cultural e científica de um povo.
Participante: Juca Ferreira (BA) – Sociólogo, foi duas vezes Ministro da Cultura, ex-Secretário de Cultura de São Paulo e de Belo Horizonte. Duas vezes vereador e Secretário de Meio Ambiente em Salvador. Embaixador especial da Secretaria Geral Ibero-Americana.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 


 

13/08 (quinta): Lógicas Circulares X Lógicas Lineares – O insustentável peso do progresso e a emergência de novos modelos de desenvolvimento

Abordagens: A ecologia integral e suas dimensões: social, econômica, ambiental e cultural; ecologia da vida cotidiana – a dimensão ética dos hábitos; capitalismo e sustentabilidade – a crise dos ciclos no clima, na água e na biodiversidade; os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como geradores de projetos pedagógicos; a insustentável persistência do paradigma industrial na escola; trans/interdisciplinaridade – no século XXI toda educação ou é ambiental ou não é educação.
Participante: Eduardo Mattedi Werneck (BA) – Sociólogo, professor de pós-graduação e gestor cultural e ambiental, atua principalmente nos seguintes temas: educação, ética, cultura, teatro, cidadania, desenvolvimento sustentável e responsabilidade sócio ambiental. Foi diretor dos sistemas nacionais de cultura e de meio ambiente.
Horário: 16
Local: youtube.com/escolascriativas

 


 

18/08 (terça): Dispositivo pedagógico em Novas Mídias: o Jornal escolar como ferramenta para letramento, educação socioemocional, participação e protagonismo estudantil e fortalecimento comunitário
Abordagens:
educomunicação; novos meios para a alfabetização; comunicação popular e diferentes suportes para a expressão; empoderamento a partir da autoexpressão; escola como produtora de mídia; texto, contexto e pretextos para se trabalhar nas aulas.
Participante: Daniel Raviolo (Argentina/CE) – Sociólogo argentino dedicado à comunicação popular, idealizador da ONG Comunicação e Cultura (Fortaleza), que virou referência para o jornal escolar e na criação de metodologias e materiais pedagógicos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e participação social.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 


 

20/08 (quinta): O Cinema Nordestino dentro da produção nacional de filmes e sua aplicação na educação para formação humana
Abordagens:
o que nos ensina sobre o Nordeste e sobre o Brasil a arte cinematográfica?; relações entre argumentos e roteiros com conteúdos de Ciências Humanas; o fazer cinematográfico como dispositivo de autoexpressão; democratização do acesso às ferramentas de produção de filmes; produção caseira; relação tradição/contemporaneidade; A Escola do Saber (projeto de Rosemberg que provoca a participação comunitária nos fazeres escolares).
Participante: Rosemberg Cariry (CE) – Cineasta, roteirista, documentarista, produtor, poeta e escritor cearense. Realizador de inúmeros filmes que retratam o povo nordestino, suas linguagens e costumes, bem como a diversidade dos territórios.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 


 

25/08 (terça): Projetos pedagógicos na/para/com a escola com foco em sustentabilidade e mobilização comunitária
Abordagens: o papel de coletivos e pessoas críticas e criativas em projetos e práticas sustentáveis; a arte e a comunicação que reforçam e incrementam a promoção da comunidade local em torno do meio ambiente; a conexão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC com as práticas que visem a construção de sociedades sustentáveis; apresentação de casos e projetos simples de eco-arte-intervenção, visando transformação social via espaços formais e/ou não de ensino.
Participante: Paulo Diaz Rocha (RJ/SP) – Biólogo, doutor em desenvolvimento, agricultura e sociedade; arte-educador-ambiental do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 


 

27/08 (quinta): A Educomunicação como provocação crítica para o surgimento de novos sujeitos produtores de mídia
Abordagens: Comunicação Social X Mídia, análise crítica da mídia; produção midiática; comunicação comunitária; autoexpressão, identidade e protagonismo; lead; sociedade do espetáculo; netnografia; redes sociais; fake news; palavra geradora; informação não é Mercadoria é um Bem Público.
Participante: Teresa Brant (MG) – Comunicadora social, especialista em Educomunicação e Educação Ambiental, consultora Socioambiental e fundadora da ONG Oficina de Imagens Comunicação e Educação, em Belo Horizonte.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 


 

01/09 (terça): Poetizando memórias para afirmar direitos – Engajamento juvenil em práticas comunitárias a partir da contação e registro de histórias das mulheres negras e idosas
Abordagens: repasse de conhecimento a partir da oralidade; afeto e cultura digital na manutenção da cultura ancestral; filosofia da memória; feminismo e negritude; ética Ubuntu; projetos comunitários protagonizados por jovens; práticas sociais intergeracionais; afirmação das africanidades; pedagogia por projeto; transversalidade dos componentes da BNCC.
Participante: Maria Isabel Gonçalves (BA, Chapada Diamantina) – Uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 2020 e idealizadora do projeto “As filosofias de minha avó”. Professora desde 2009 pela rede pública, possui licenciatura em Letras e Filosofia, com especialização em Ensino de Filosofia, Direitos Humanos e Contemporaneidade pela UFBA.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 


 

03/09 (quinta): Tradição e Contemporaneidade: Como os saberes ancestrais vertem conhecimentos a partir de Novas Mídias
Abordagens: Promover reflexão sobre as manifestações e expressões da Cultura Popular enquanto expressões do Patrimônio Cultural, seus aspectos sociais e antropológicos, e suas contribuições para o fortalecimento das identidades locais, enfocando especialmente, nas experiências afro-brasileiras e de comunidades tradicionais.
Participante: Emmanuel Lopes – doutorando em antropologia na UFBA; antropólogo na SECULT-CE.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 


 

08/09 (terça): A formação do professor no enfrentamento ao ódio enquanto ato de violência na escola
Abordagens: intolerância  à diferença: homofobia, racismo, machismo; Bullying; Por que estamos falando tanto de ódio e violência? Do que estamos falando quando falamos de ódio e violência? A assessoria psicológica como elemento fundante no acompanhamento escolar; “tudo é possível” quando pensamos numa educação libertadora? violência – simbólica, subjetiva e objetiva; contribuições psicanalíticas para estudar o ódio e a violência; a expressão criativa como um meio para a cultura escolar contribuir na democratização das relações.
Participante:  Francirene de Sousa Paula (CE):  Psicóloga e educadora, atua no campo profissional e de pesquisa nas áreas de psicanálise e educação.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 


 

10/09 (quinta): Cidades Sustentáveis: como uma cidade pode se desenvolver cultivando princípios éticos, responsáveis, inclusivos e solidários?
Abordagens:
mobilidade urbana e infraestruturas acessíveis; Cidades dormitórios e distâncias sociais; Aspectos geográficos, históricos, socioeconômicos e ambientais da implementação de políticas públicas sustentáveis para redesenhar a cidade; O desenho participativo como ferramenta educacional para inclusão, pertencimento e desenvolvimento urbanístico local em comunidades.
Participante: Rafaella Albuquerque (CE) – Arquiteta e urbanista, pós-graduada em gestão empresarial e pós-graduanda em Gestão Pública e Social. Especialista em incorporação imobiliária, atua com desenvolvimento e criação de novas soluções tecnológicas para o mercado imobiliário e de cidades inteligentes.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 


 

15/09 (terça): Bojogá! – Um museu de jogos eletrônicos que oferece aprendizado, encantamento, interação e diversão
Abordagens:
estudos de caso de jogos de impacto para o ensino fundamental, médio e superior; inovação no uso de jogos para promover o aprendizado; jogos pedagógicos; gameficação no estudo escolar; práticas que promovem interação entre diferentes gerações; produção de games no Ceará e no Brasil; economia criativa.
Participante: Daniel Gularte (CE) – Arquiteto, especialista em design e mestre em computação para jogos digitais. É pesquisador acadêmico e curador do Museu Bojogá de jogos eletrônicos no Ceará, que trabalha com a preservação da linguagem cultural dos games pelo retrogaming.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 


 

17/09 (quinta): Artes do verbo, afirmação e mocambagem – A palavra como vertente e suporte da potência humana
Abordagens:
expressão e produção de conhecimento; autoralidade; mídias e suportes, língua e linguagem; negritudes e africanidades; multiculturalidade; leitura, livro e literatura; afirmação e enfrentamento a partir do uso da palavra (oral e escrita).
Participante: Allan da Rosa (SP, Americanópolis) – Escritor, angoleiro, historiador, dramaturgo, mestre e doutorando na Faculdade de Educação da USP, integra o movimento de Literatura Periférica de SP, editor da Edições Toró – Literatura e Arte-educação das beiradas. Autor de “Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem”, dentre outros títulos.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 


 

22/09 (terça): Não existe Planeta B: porque devemos falar sobre as mudanças climáticas
Abordagens:
sentimento de pertença da cidade pela população; a gestão de resíduos sólidos urbanos; mudanças climáticas; poluição do ar; mobilidade urbana e acessibilidade; saúde pública.
Participante: Guilherme Lara Tampieri (MG) – Cidadão belo-horizontino, apaixonado pelos desafios urbanos e as possibilidades de solucioná-los coletiva e colaborativamente.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 

 


 

24/09 (quinta): Políticas Públicas Para Inserção de Tecnologias na Educação na Rede Estadual de Ensino do RN
Abordagens: Implantação do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC) na rede pública de ensino estadual do Rio Grande do Norte; a Rede Giga Metrópole, um cinturão de fibra óptica que contempla 340 escolas do RN; a Escola Digital do SIGEDUC como espaço pedagógico do professor e suas metodologias para produção de conhecimentos.
Participante: Ana Paula Oliveira Flor (RN) – Coordenadora de Tecnologias da Rede Estadual de Ensino. Doutora em Educação e professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Departamento de Ciências da Computação.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 


 

29/09 (terça): Aspectos da Cultura Cearense como interface para produção de conteúdo escolar: em que dimensões um artista pode contribuir com um educador?
Abordagens:
expressões da cultura cearense; produção de conteúdo para diferentes disciplinas; linguagens artísticas (teatro, literatura, música, artes visuais, cinema e dança); tradição e contemporaneidade.
Participante: Ricardo Guilherme (CE) – Ator, diretor teatral, escritor, historiador, jornalista, teatrólogo com 50 anos de carreira em 2020, professor da Universidade Federal do Ceará – Instituto de Cultura e Arte.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 


 

01/10 (quinta): Viver de Horta: experiências comunitárias sustentáveis ligadas à produção no campo e na cidade
Abordagens:
horta escolar e comunitária; habilidades e competências para lidar com a terra e com a produção de alimentos orgânicos; dimensões social, econômica e ecológica da sustentabilidade; geração de renda a partir de hortas em pequenos espaços; criação de atividades escolares tendo como ponto de partida a horta.
Participante: João Mariano (PR) – Professor, gestor de horta e agricultor. Formando em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Gestão de Agronegócios e Técnico em Agropecuária. Fundador da Horta EcoDigital e da Comunidade João Mariano de Hortas, onde reúne pessoas com o objetivo comum em viver de horta.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 


 

06/10 (terça): Ciência: que diabéisso? – A construção científica do mundo
Abordagens: O que há de peculiar no que chamamos “ciência” e o que a difere de outros empreendimentos humanos? Onde, como e porque nasceu a ciência? Como se modificou ao longo da história até assumir sua conformação atual? É a ciência infalível? O que distingue o conhecimento científico de outras formas de conhecimento? Há outras formas de conhecimento ou o único conhecimento legítimo é o científico? Em todo caso, o conhecimento científico é superior? Em que sentido? Será uma fala de questões.
Participante:  Tarcísio Pequeno (CE) – Estudante.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

 


 

08/10 (quinta): Autonomia, autoria e polifonia na política de educação: O olhar criativo e coletivo na construção do projeto político pedagógico em Niterói
Abordagens:
aspectos da política municipal de educação de Niterói (RJ); projetos pedagógicos e comunitários; estímulo à produção autoral de metodologias; corresponsabilidade entre os profissionais da educação para a manutenção de sua política municipal; mobilização comunitária em atividades escolares; geração de conteúdo próprio para acervo da escola (cartilhas, podcasts, jornal escolar, fotografias…).
Participante: Flávia Monteiro Barros (RJ) – Doutora em Educação, educadora com mais de 20 anos de experiência na área, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e Secretaria Municipal de Educação de Niterói (RJ).
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 


 

13/10 (terça): Ensino Remoto de Emergência: As experiências e aprendizados do projeto “Simplifica em Rede” em Jijoca de Jericoacoara
Abordagens: experiências leves e divertidas que facilitam a aprendizagem e motivam a partir dos desafios propostos por professores de todo o país; experiências de aprendizagem guiadas por reflexões e desafios propostos por professores de todo o país.
Participantes: Cidelma Anes (SP) – Coordenadora de projetos educacionais na Sincroniza Educação, mestranda no Curso de Educação e Tecnologias Digitais na Universidade de Lisboa; e Danielle Brandão (PB) – Formadora da Sincroniza Educação, especialista em Direito da Educação e mestranda em Educação pela UEPB.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 


 

15/10 (quinta): Educação Física é só jogar bola? – O esporte e sua conexão com a cultura, a política, a saúde e a sustentabilidade
Abordagens: O esporte como fenômeno sociocultural e ferramenta política para promoção da saúde e desenvolvimento da cidadania; capilaridade do esporte em todas as camadas sociais; atividades corporais no cotidiano em forma de jogos, brincadeiras e parte da educação física em cada contexto; o trabalho do professor de educação física nas escolas e a interdisciplinaridade com outras áreas do saber; inovação em práticas educativas a partir do esporte e das atividades corporais.
Participante: Éverson Índio (BA, Salvador) – Bacharel em esporte formado pela USP, sensei de judô e treinador de levantamento de peso e preparador físico. Desenvolveu projetos conectando esporte, cultura e meio ambiente com povos tradicionais em vários lugares do Brasil, além de ações socioambientais no município de São Paulo.
Horário: 16h
Local: youtube.com/escolascriativas

 

 

Inscrição Ciclo de Formação Online – Educação Conectada

//

Escolaridade

Informações Profissionais

22 de setembro de 2020
Endereço
Quitanda CE: Avenida Historiador Raimundo Girão, 366
Praia de Iracema - Fortaleza - CE - CEP: 60060-570

Quitanda RJ: Avenida Rio Branco,115 - 19º e 20º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-004
© Copyright 2019 Escolas Criativas. Todos os direitos reservados.. Desnvolvido por :: Tech Differ

Faça login na sua conta

Inscrever-se no formulário abaixo.

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.