Inovar na educação em tempos de isolamento social é tema de ciclo de atividades do programa Escolas criativas

Realizado pela Enel Brasil, a programação conta com formações e concursos destinados a estudantes e educadores da rede pública de ensino e busca soluções para o setor da educação brasileira.

Ajudar a criar um ambiente escolar inovador e estimulante com uso de tecnologias digitais é uma das missões do Escolas Criativas. Desde 2018, o programa atua em diferentes frentes – como Cultura, Educação e Sustentabilidade – ofertando em escolas municipais em Niterói (RJ) e Jijoca de Jericoacoara (CE) um conjunto de ações, produtos, suportes e processos pedagógicos. Com as mudanças advindas no contexto de uma pandemia mundial, o Escolas Criativas se propõe a refletir acerca do processo de educação e suas metodologias em tempos de isolamento social.

Em busca de soluções direcionadas ao setor da educação pública brasileira, nasce o Ciclo de Atividades Escolas Criativas Durante o Isolamento Social.  De 12 de maio a 25 de junho, uma programação rica e diversificada será ofertada de forma online a estudantes e educadores de escolas públicas de todo o Brasil. Abordando inovação, educação digital, sustentabilidade, fotografia e redação, o ciclo de atividades propõe dois cursos e três concursos. Toda a programação é gratuita.

Realizado pela Enel Brasil, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através de suas leis de incentivo à cultura, e pela produtora Quitanda Soluções Criativas, o Escolas Criativas conta com o patrocínio da ANEEL, através do seu programa de Eficiência Energética. A iniciativa é uma correalização da Prefeitura Municipal de Niterói, da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e do Instituto BR Arte. A responsável pela produção executiva é a Cinco Elementos Produções.

O programa está alinhado ao compromisso público assumido pela Enel com a Agenda 2030 da ONU e, neste caso, especificamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade e ODS 7 – Energia Acessível e Limpa.

Atividades Oferecidas:

Com objetivo de oferecer a educadores acesso a conteúdos e ferramentas das tecnologias digitais para processar os novos formatos de sala de aula mediados pela internet, o Escolas Criativas promove o curso online Tecnologias Digitais e Internet na Educação: Ferramentas para Prática Pedagógica. Composto por seis módulos, com especialistas de várias regiões do Brasil, a formação aborda desde softwares para comunicação virtual até design e mídias sociais relacionada à educação. O curso acontece de 12 de maio a 25 de junho de 2020.

Para estimular a criação de metodologias que atendam às necessidades formativas que surgem a partir do contexto de isolamento, o programa realiza o Concurso Produção de Conhecimento: Experiências Criativas. Com inscrições a partir do dia 15 de maio no site do programa, o concurso recebe propostas autorais de metodologias de trabalho que pautem a sustentabilidade e ecoeficiência, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular. Com 12 premiações de R$500, o concurso é destinado a educadores da rede municipal de educação de Jijoca de Jericoacoara.

Aos estudantes, o Ciclo de Atividades oferece um curso de fotografia e dois concursos criativos, um de fotografia e outro de redação. De 18 a 20 de maio, o Curso Básico de Fotografia Criativa acontece de forma online no Canal YouTube do programa e busca capacitar os estudantes com noções básicas e técnicas de fotografia, aperfeiçoamento do olhar e o uso do celular como ferramenta de produção de imagem. 

Procurando compreender e difundir a experiência de isolamento social das crianças por meio de redações e fotografias, os concursos são ofertados aos estudantes da rede municipal de educação de Jijoca de Jericoacoara. As inscrições também serão online a partir do dia 20 de maio (de fotografia) e do dia 27 de maio (de redação). Ambos possuem a mesma temática: “Nossa Casa: Um Mundo Nosso”, que objetiva abordar a experiência afetiva de convivência durante o período de quarentena.  As premiações serão definidas em cada edital, a ser publicado no site do programa. 

Escolas Criativas 

Investir na melhoria da qualidade da educação, contribuindo para a criação de um ambiente escolar mais inovador e estimulante para professores e estudantes é um dos elementos centrais do programa Escolas Criativas, que atua em diferentes frentes que se complementam, ofertando para escolas e redes de ensino um conjunto de produtos, ações, suportes e processos pedagógicos.

Com o objetivo de contribuir para um ensino mais inovador e assertivo, o Escolas Criativas realiza ações que visam promover benefícios: em dimensões materiais, com a melhoria da infraestrutura escolar (criação de novos ambientes de pesquisa e sociabilidades); dimensões simbólicas, com a produção e difusão de conteúdos para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos que colocam em pauta valores, identidades e práticas culturais (programação artística e desenvolvimento e implementação de metodologia própria); dimensões da sustentabilidade e inovação, com a instalação de sistemas fotovoltaicos de geração de energia e ações diretas para promoção de eficiência econômica e ambiental; dimensão pedagógica, com a efetiva inserção de equipamentos tecnológicos no contexto pedagógico das escolas e a formação continuada para professores, gestores escolares, alunos e comunidade. 


Saiba mais em:  escolascriativas.com 

 

Calendário:

12/05 a 25/06 – Tecnologias Digitais e Internet na Educação: Ferramentas para Prática Pedagógica | Inscrições – Módulos 

18/05 a 20/05 –
Curso Básico de Fotografia Criativa 

15/05: Abertura do período de inscrições do Concurso Produção de Conhecimento: Experiências Criativas

20/05: Abertura do período de inscrições do Concurso de Fotografia – “Nossa Casa: Um Mundo Nosso”

27/05: Abertura do período de inscrições do Concurso de Redação – “Nossa Casa: Um Mundo Nosso”


Contatos para entrevista

(85)3235-4063

Paulo Feitosa – Diretor do programa Escolas Criativas

Mardonio Barros – Diretor do programa Escolas Criativas

Patricia Varella – Enel Brasil

 

 

15 de maio de 2020
Endereço
Quitanda CE: Avenida Historiador Raimundo Girão, 366
Praia de Iracema - Fortaleza - CE - CEP: 60060-570

Quitanda RJ: Avenida Rio Branco,115 - 19º e 20º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20040-004
© Copyright 2019 Escolas Criativas. Todos os direitos reservados.. Desnvolvido por :: Tech Differ

Faça login na sua conta

Inscrever-se no formulário abaixo.

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.