Nos dias 23, 26 e 30 de outubro, as atividades desenvolvidas pelas Escolas Criativas envolveram diversos estudantes das Escolas Municipais de Niterói contempladas pelo projeto. Entre espetáculos de teatro e oficinas de literatura, as atividades reuniram mais de 200 estudantes.

No dia 23 de outubro, a Cia de Teatro Lobianco Produções apresentou a peça “Bullying, não!”, abordando o assunto aos 135 alunos da Escola Municipal Francisco Portugal Neves que assistiram ao espetáculo.

A questão também foi exibida aos estudantes da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, palco para a mesma peça teatral. Ao todo, 95 jovens apreciaram o espetáculo na manhã do dia 26 de outubro.  

As atividades desse mês foram encerradas na tarde do dia 30 com a Oficina da Palavra, realizada na E.M. Francisco Portugal Neves. A oficina de literatura teve como proposta sensibilizar os jovens para a construção da rima, considerando o aspecto musical das palavras.

Sobre o projeto

Tendo em vista seu propósito em promover experimentações culturais e aproximação a diversas possibilidades estéticas, as Escolas Criativas abraçam temáticas pertinentes aos jovens e fomentam maior interação entre os processos culturais e educacionais por meio de ações de acesso, difusão, formação e pesquisa.

Lançado em 2018, o projeto possui ações que possibilitam o entrecruzamento da cultura, da educação e da sustentabilidade através de ações em três escolas da rede pública de ensino de Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

As Escolas Criativas surgem de uma iniciativa da Enel, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói, e realização pela Quitanda das Artes.

contact
E-mail
projetoescolascriativas@gmail.com
Endereço
Rua Gago Coutinho, 6 - casa 25 - Largo do Machado
Rio de Janeiro - RJ / CEP: 22221-070