O evento de lançamento do projeto Escolas Criativas – Cultura, Educação e Sustentabilidade aconteceu no dia 28 de maio, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em Boa Viagem. A programação contou com apresentação musical do Trio da Grota, grupo solista formado por jovens de diferentes comunidades de Niterói, e com painel de apresentação do projeto composto por Rodrigo Neves, Prefeito de Niterói; Márcia Massotti, diretora de sustentabilidade da Enel; Flávia Araújo, Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói; André Diniz, Presidente da Fundação de Cultura de Niterói; Bruno Ribeiro, Presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói e Leo Feijó, Subsecretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.


Sobre o projeto

As Escolas Criativas se compõem como um ambiente de experimentações criativas e de convivência com novas possibilidades estéticas, resultando na apropriação de conteúdos culturais que implicam novas perspectivas na formação de jovens e em sua atuação ética e sustentável. O projeto atua como uma ferramenta de sensibilização e estímulo à formação de novas plateias para produtos e bens culturais, funcionando como porta de entrada para um universo plural, de diversidade e democratização cultural.

O projeto possui ações que possibilitam o entrecruzamento da cultura, educação e sustentabilidade através de atividades em três escolas da rede pública de ensino de Niterói/RJ, produzindo uma maior interação entre os processos culturais e educacionais por meio de ações de acesso, difusão, formação e pesquisa. As Escolas Criativas surgem de uma iniciativa da Enel, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói e com realização da Quitanda das Artes.

contact
E-mail
projetoescolascriativas@gmail.com
Endereço
Rua Gago Coutinho, 6 - casa 25 - Largo do Machado
Rio de Janeiro - RJ / CEP: 22221-070