A fim de pensarem e vivenciarem a importância da tecnologia como ferramenta potencializadora das práticas pedagógicas, os professores da Escola Municipal Santos Dumont, no dia 17 de abril, receberam uma aula criativa e dinâmica por meio da oficina de Capacitação Integrada.

Professores(as) da Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos, beneficiada pelas ações do projeto Escolas Criativas, participaram, ontem (27), da primeira oficina de sensibilização e capacitação para o uso integrado dos recursos tecnológicos disponíveis nas Salas Criativas.

 

Pensar uma metodologia pedagógica atraente, moderna e criativa para a juventude foi pauta no último encontro das Escolas Criativas, realizado na última sexta-feira, 15.  A reunião foi composta por representantes da coordenação do projeto, da Secretaria de Educação de Niterói, além dos estagiários que atuam juntos aos professores nas atividades desenvolvidas nas Salas Criativas.

Nos dias 13 e 14 de dezembro, as escolas municipais Santos Dumont e Villa-Lobos foram palco para o Auto de Natal, espetáculo que une teatro, música e dança para contar a história de Jesus.

Nos dias 06 e 09 de novembro, a Companhia de Ballet de Niterói promoveu ação integrada envolvendo apresentação de dança e workshop nas escolas Maestro Heitor Vila-Lobos e Santos Dumont.
Em cada uma das escolas, o espetáculo intitulado “Casa de Cari” e o workshop de dança ocorreram no período da manhã, dedicados apenas aos estudantes desse turno, como também aos alunos da tarde, dando oportunidade para que todos participassem do evento. Cerca de 240 jovens estiveram envolvidos no evento.

Nos dias 23, 26 e 30 de outubro, as atividades desenvolvidas pelas Escolas Criativas envolveram diversos estudantes das Escolas Municipais de Niterói contempladas pelo projeto. Entre espetáculos de teatro e oficinas de literatura, as atividades reuniram mais de 200 estudantes.

O evento de lançamento do projeto Escolas Criativas – Cultura, Educação e Sustentabilidade aconteceu no dia 28 de maio, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em Boa Viagem. A programação contou com apresentação musical do Trio da Grota, grupo solista formado por jovens de diferentes comunidades de Niterói, e com painel de apresentação do projeto composto por Rodrigo Neves, Prefeito de Niterói; Márcia Massotti, diretora de sustentabilidade da Enel; Flávia Araújo, Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói; André Diniz, Presidente da Fundação de Cultura de Niterói; Bruno Ribeiro, Presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói e Leo Feijó, Subsecretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

A Enel, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a  Prefeitura Municipal de Niterói realizam na segunda-feira, 28/05 o lançamento do projeto Escolas Criativas – Cultura, Educação e Sustentabilidade.

O projeto cria ambientes de experimentações criativas e de convivência em três escolas da rede pública de ensino da cidade de Niterói, com a finalidade de ampliar as perspectivas culturais de jovens da rede pública e de seus professores. Com ações voltadas para difusão, acesso, produção de ideias, formação interativa, pesquisa, estímulo à sustentabilidade e inovação a partir de novas tecnologias educativas, as Escolas Criativas criam um universo plural, de diversidade e democratização cultural com o objetivo de promover maior interação entre os processos educacionais e culturais.

contact
E-mail
projetoescolascriativas@gmail.com
Endereço
Rua Gago Coutinho, 6 - casa 25 - Largo do Machado
Rio de Janeiro - RJ / CEP: 22221-070