No campo formativo, foram estruturadas atividades que pudessem ampliar os conhecimentos de alunos e educadores no setor cultural, favorecendo a implementação de um ambiente criativo na escola. A proposta prevê, para a formação dos alunos, cursos de Fotografia Básica, Audiovisual, Produção Cultural e Musicalização, enquanto os educadores poderão ter acesso a conteúdos que interferem diretamente no modo de transmissão de conhecimentos aos alunos e na interlocução da cultura com as disciplinas e conteúdos educativos ministrados na escola.


Estudantes

1. Fotografia básica (48h/aula): O foco será produção e realização de obras audiovisuais e fotográficas. O entendimento dos instrumentos e a boa utilização desses equipamentos é o principal resultado que o curso visa alcançar. Conteúdos focados em fotografia contemporânea, introdução ao uso da câmera, controle da exposição e medição de luz, edição, captação de som, planos e enquadramentos, serão alguns dos temas abordados.

2. Audiovisual (48h/aula): Curso de Introdução ao Audiovisual terá como foco o aprendizado teórico-prático da linguagem cinematográfica, perpassando por todas as etapas de uma produção audiovisual, buscando capacitar os indivíduos através de uma visão crítica, política e emancipatória do fazer artístico. Serão abordados conteúdos teóricos e práticos sobre linguagem e estética cinematográfica especificamente para ficção. Contemplando nas disciplinas desde a concepção do roteiro, passando por locação dos espaços até a produção executiva.

3. Produção cultural – Identificação e prática de um agente cultural (72h/aula): O curso busca apresentar o contexto da produção cultural no país, a partir dos conceitos e categorias a ela relacionados, apresentando os principais circuitos culturais e as esferas do planejamento cultural: evento cultural, ação cultural, programa de ações culturais, política cultural. A formação busca dar um panorama da função desse profissional de produção na sociedade, estimulando a consciência crítica e a análise macro da economia criativa, bem como colocando em pauta suas práticas e cotidiano.

4. Musicalização (48 horas-aula): O processo de musicalização se dará por meio de Vivências Sonoras. Estão incluídas nessa categoria músicas, jogos e brincadeiras que façam com que a criança vivencie o mundo musical e todas as propriedades do som como altura (grave e agudo), duração (curto e longo), intensidade (forte e fraco) e timbre (característica específica de cada som que faz com que ele não seja igual ao outro, ex.: violino e flauta têm sons diferentes). Refere-se também, trabalho com andamento (rápido e devagar), células rítmicas, forma (partes da música) etc.


Professores

1. Arte-educação (32 horas-aula): O conteúdo do curso de Arte-educação será desenvolvido com a finalidade de que os professores desenvolvam atividades que mobilize um conjunto de recursos cognitivos, afetivos e psicomotores dos educandos ao viver e conhecer arte. Durante o curso, serão abordados temas que estimulem ações pedagógicas que confiram competências e habilidades nos alunos para produzir, apreciar e interpretar arte, situando-a em seu contexto de produção, contribuindo na construção de valores essenciais à cidadania. Além disso, aborda a constante relação entre teoria e a prática, de diversas linguagens artísticas, refletindo sobre o papel que a arte pode desempenhar no estudo de outras áreas do conhecimento humano.

2. Introdução à história da arte (24 horas-aula): O curso busca trazer uma abordagem da estética como dimensão cultural do humano e do social, colocando em pauta a História das teorias estéticas e de suas relações com a cultura e as artes. Discute, ainda, a relevância cultural do fenômeno estético na sociedade contemporânea, levando o educador a reconhecer períodos, estilos ou movimentos artísticos que influenciem no processo de produção cultural e no senso estético dos professores.

3. Cultura brasileira (24 horas-aula): O curso destaca os fundamentos da cultura e a formação histórica da cultura brasileira, ressaltando sua trajetória, suas principais manifestações e especificidades, discutindo ainda a cultura regional e popular no Brasil. A formação de uma cultura nacional e a cultura brasileira contemporânea também são contempladas ao longo dos debates, destacando a miscigenação e os comportamentos dela decorrentes. Também serão discutidas as relações com religião e com os meios de comunicação.

contact
E-mail
projetoescolascriativas@gmail.com
Endereço
Rua Gago Coutinho, 6 - casa 25 - Largo do Machado
Rio de Janeiro - RJ / CEP: 22221-070